13/02/2020 às 16:07 Parto

10 Motivos para Fotografar seu Parto

1626
6min de leitura

A fotografia tem o poder de guardar a memória, eternizar momentos, e contar histórias para as pessoas, e por isso sua importância. Eu nunca considerei a fotografia uma futilidade, e acho que todos devemos pensar assim.

A fotografia de parto não foge desse objetivo. Durante o nascimento de um filho, tem muita coisa acontecendo, muitos sentimentos (e hormônios rs), muitas emoções se misturando, e é bastante comum ouvir das mamães que elas não se lembram dos detalhes daquele dia.  Claro que o objetivo das fotos não é te fazer lembrar das dores do parto, mas até mesmo as dores fazem parte das nossas memórias, não é mesmo?

Pensando nisso, escrevo aqui 10 motivos para você fotografar esse momento tão único.

1. É uma prova de amor

Já imaginou quando seu filho crescer, você poder mostrar pra ele como ele foi amado e esperado? Com as fotografias do parto, quando seu filho começar a ter a curiosidade sobre como chegou ao mundo, você não vai precisar contar histórias sobre a cegonha! Você pode contar sobre o quanto o papai e a mamãe se amavam, e decidiram tê-lo, e como o dia da sua chegada foi importante e esperado, e como a mamãe estava empolgada e decidida a receber seu filho nos braços. Se isso não é prova de amor, eu não sei o que é :)

2. Na hora do parto não gravamos memórias

A nossa memória não é como a de um computador onde se guardam dados, que são consultados quando necessário. Nossas lembranças não são formadas apenas de fatos, elas também incluem imaginação, emoções, ou seja, nossa memória também é criativa. Na maioria das nossas memórias as emoções têm grande influência. Lembramos mais do que nos foi gratificante do que de situações frustrantes e traumáticas. Não que a hora do parto seja uma situação traumática, mas entendemos que ela está repleta de emoções. A principal delas, a ansiedade, nos causa um tipo de bloqueio que faz com que não lembremos muito bem de tudo que passamos. Depois que o bebê nasce, você não se lembra de dores, de contrações, de mal-estar, dos medos... de nada.

3. Poder olhar para o rosto do seu bebê pela primeira vez...sempre que quiser

Acredito que esse seja o momento mais esperado de toda a gestação. O momento em que mãe e filho se olham pela primeira vez é emocionante. É nesse momento, que vocês se conhecem, que se forma o laço mais forte de todos, que é o amor. Nunca vi uma mãe que não se sentisse emocionada nesse momento. Nosso instinto é pegar no colo, abraçar e acalmar porque sabemos que agora ele está protegido nos nossos braços. Mas você percebeu como foi rápido esse primeiro olhar?

Mas está lá, na fotografia, esse sentimento do momento exato quando vocês se conhecerem. E quando você olhar para essa foto, vai sentir exatamente a mesma sensação daquele momento. Não é maravilhoso poder reviver essa experiência quantas vezes quiser?

4. É você empoderada!

Não existe momento mais seu do que a hora do seu parto. É no seu corpo que foi gerado seu filho, é o seu trabalho de parto que vai trazê-lo ao mundo. Você é a protagonista desse momento!

5. Contar a história para sempre

O trabalho de parto normalmente não é muito rápido. Muitas mulheres passam horas sentindo as contrações, contando os espaços entre elas, fazendo massagens, tomando banhos, enfim... tem muita coisa entre o início do trabalho de parto e o momento do nascimento, uma história linda de superação e emoção. Um bom trabalho fotográfico desse momento deve contemplar as várias mudanças e progressões desse trabalho, por isso optar por uma fotografia documental vai te permitir relembrar todo esse processo de forma cronológica, contando a história desse dia tão importante e especial.

6. Lembrar as pessoas que foram importantes e fizeram parte desse momento

Você já pensou que na hora do parto não é só você e o médico que estão ali? Na verdade, muitas pessoas estarão com você nesse momento. O papai, os enfermeiros, anestesistas, pediatras, nós fotógrafos... muitas pessoas estarão compartilhando esse momento com você, e na maioria das vezes, a mamãe nem percebe toda a equipe, muito menos se lembra da função de cada um.

Lembrar dessas pessoas nos ajuda a entender a importância do respeito ao próximo, do amor que esse momento gera no coração, não só da família que está crescendo, mas, de todos os envolvidos. Sempre que vejo quanto amor está envolvido ali junto a equipe médica, isso me faz acreditar um pouco mais na humanidade.

7. É um momento único

Não importa se você tem um, dois ou cinco filhos... cada parto é único. Por maior que seja sua experiência com partos, você nunca vai saber como aquele momento vai se desenrolar. A emoção sempre será diferente, e cada parto é um dia especial. Todos os filhos merecem ter sua chegada registrada. Além do mais, o que você vai dizer para o seu filho quando ele perguntar por que você só tem fotos da chegada do irmãozinho dele?

8. O papai participa ativamente do parto

Muita gente acha que não precisa contratar um fotógrafo para fazer as fotos do parto, afinal, o pai vai estar lá pra isso, não é mesmo? Não, não é.

O papel do pai na hora do parto é muito mais importante e necessário do que tirar fotos com o celular. A presença do pai do bebê te ajuda a manter a calma, a ter mais tranquilidade e conforto nessa hora especial.

Ele por sua vez também vai estar ansioso com esse momento e participar ativamente dessa hora (ajudando com massagens, estendendo sua mão, cortando o cordão umbilical). Tudo isso vai deixá-lo mais próximo do seu filho. Vai ajudá-lo a entender a sua própria importância e seu papel como pai e companheiro.

9. Empatia e união familiar

Além de você, do pai do bebê e da equipe médica, ninguém mais vai saber exatamente como foi esse momento para vocês. A família, depois que o bebê nasce, só tem olhos para ele e isso é completamente normal... afinal você também só vai ter olhos para seu pequeno.

Mas através das fotos do parto, a família percebe o quão especial foi o momento exato da chegada do seu, o quanto você se dedicou a ele, e isso faz com que todos compartilhem desse amor e dessa união com vocês.

10. É o seu primeiro encontro com seu bebê

Não há dúvida de que a primeira vez que vocês se olharem vai ser o momento mais emocionante da sua vida. Não é à toa que vou falar sobre isso, de novo. O primeiro encontro de vocês vai ser cheio de emoção, de choro, sorrisos... tanto sentimento misturado que fica impossível de lembrar com exatidão desse momento. E é nessa hora que a ficha cai, que você vê seu bebê ali, que escuta o primeiro choro, que pega ele nos seus braços e sente ele no seu colo. E você pode relembrar com exatidão todo esse sentimento sempre que você desejar através da fotografia.

Agora que você já descobriu a importância de fotografar seu parto, não abra mão de fazê-lo. Tenho visto muitas mamães arrependidas depois de alguns meses por não terem dado a devida atenção a este momento, e que agora gostariam de relembrar com mais carinho os detalhes daquele dia.

Se você tiver alguma dúvida sobre a fotografia de parto, nós estamos a disposição para conversar com você e tirar todas elas. Inclusive, já escrevi sobre algumas dúvidas das mamães neste post. Se você quiser, também pode me mandar uma mensagem clicando aqui.

13 Fev 2020

10 Motivos para Fotografar seu Parto

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

fotografia de nascimento fotografia de parto fotografo de parto fotografo parto einstein fotografo parto pro matre fotografo parto santa joana fotografo parto sao luiz fotos parto maternidade motivos para fotografar o parto parto

Quem viu também curtiu

04 de Fev de 2020

Dúvida das Mamães: Quando devo contratar a Fotografia de Parto?

15 de Nov de 2016

Qual é a melhor posição para o bebê recém-nascido dormir?

12 de Fev de 2020

Newborn: O que saber antes de contratar um fotógrafo?

Olá, como posso te ajudar?
Logo do Whatsapp