Imagem capa - Newborn: O que saber antes de contratar um fotógrafo? por Juliana Cirera
Recem NascidoO ensaio newborn

Newborn: O que saber antes de contratar um fotógrafo?

Muitas mamães possuem dúvidas de como e quando realizar o Ensaio Newborn, por isso trago hoje algumas informações básicas nesse post.


Como escolher um fotógrafo Newborn?

Temos dois estilos de fotografia para recém-nascidos: Clássico e Lifestyle. No estilo Newborn Clássico, a sessão pode ser realizada em estúdio, onde o ambiente será preparado especialmente para receber o bebê. O registro é realizado nos primeiros 15 dias de vida do bebê, com produções de roupinhas e acessórios fornecidos pelo estúdio. O ambiente é totalmente higienizado e aquecido entre 26° e 30°. Já no estilo Lifestyle, a sessão é realizada na casa da família, utilizando as roupas e acessórios do próprio bebê, as fotos são realizadas conforme o "estilo de vida" daquela família, registrando sempre os momentos de carinho.

Escolha um profissional que passe confiança nas informações, conheça seu trabalho e verifique se ele atende o estilo que você deseja. Verifique também se o local do ensaio é aquecido e se os acessórios são higienizados a cada ensaio. Busque referências e indicações de amigos, e tenha certeza que o fotógrafo é qualificado, para que seu bebê seja tratado com toda segurança, respeito e carinho que um recém-nascido merece.


Assim como nós, muitos fotógrafos são associados a ABFRN, Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascido, instituição responsável pela fotografia de recém-nascidos no Brasil, e que avalia a segurança, higiene, conforto e qualidade compatível com a fotografia newborn internacional.


Quando agendar o ensaio?
O Ensaio Newborn é indicado nos primeiro 15 dias de vida do bebê. Após esse período, costumam aparecer as cólicas e o sono não é mais tão tranquilo e profundo. Em casos de partos naturais/normais é um pouco mais difícil deixar uma data pré-definida, porém o ensaio deve ser contratado com algumas semanas de antecedência, e o fotógrafo comunicado sobre a data prevista de parto. Para as cesáreas agendadas é mais fácil marcar a sessão com antecedência.


Como se preparar para o ensaio?
O ensaio é um momento muito especial para a família e a tranquilidade dos pais é essencial para que a sessão ocorra como previsto, por isso confie no profissional que escolheu e aproveite para curtir esse momento. Sempre orientamos a mamãe que evite alimentos que dê gases pelo menos 3 dias antes da sessão. A chupeta é um tranquilizador e caso não seja contra o uso, leve para a sessão. No ensaio Newborn todos os acessórios para o bebê são fornecidos pelo estúdio e para os pais é indicado roupas com tons neutros (evitem estampas), e confortáveis para a temperatura do estúdio. Tente conciliar a “última” mamada para que seja ao chegar no estúdio, não tenha pressa neste momento, o aleitamento completo é muito importante para que o bebê adormeça o tempo necessário, porém precisando será realizado uma pausa no ensaio para alimentação do bebê.


Podemos levar acompanhante?
Quanto menor o número de pessoas durante a sessão melhor, o ideal é que esteja presente apenas os papais e irmãos. A presença de muitas pessoas durante a sessão pode trazer desconforto para o bebê, e lembramos sempre que quanto mais tranquilo estiver o bebê, mais fácil para que ele durma profundamente, e assim realizaremos a sessão de forma mais rápida, e menos cansativa.


Ainda tem dúvidas sobre o ensaio?
Converse com seu fotógrafo e esclareça todos os detalhes antes da sessão, cada fotógrafo trabalha de forma única e é importante conhecer as necessidades desse profissional tão especial que terá em mãos o seu bebê.



Conseguimos esclarecer suas dúvidas? Se ainda tiver algo em que possamos ajudar, me mande uma mensagem clicando aqui.